Astigmatismo
Distúrbio na visão que faz com que o olho tenha dificuldade em focar nas coisas
Consulta presencial com oftalmologista
A PARTIR DE
R$ 60*
Consulta online com clínico geral
A PARTIR DE
R$ 90*
Desconto em medicamentos
ATÉ
60%
O que é astigmatismo?
O astigmatismo é um distúrbio visual que afeta muitas pessoas ao redor do mundo. Ele acontece quando a córnea (estrutura transparente que funciona como uma tampa de vidro de relógio) de uma pessoa, que deveria ser redonda, fica em formato oval.
Similar à catarata, ela faz com que a luz que chega aos olhos não consiga ser focalizada corretamente pela retina (parte do olho responsável pela formação das imagens).
Na maioria dos casos, o astigmatismo pode ocorrer por questões de histórico familiar ou simplesmente ao longo dos anos.
Quais os tipos de astigmatismo?
A oftalmologia classifica o astigmatismo em corneano, residual e total. Veja, a seguir, as diferenças:
- Astigmatismo corneano: ocorre quando a córnea possui ao longo dos dois meridianos principais (pontos altos e baixos da córnea) uma curvatura desigual. Ou seja, é o tipo que altera o formato da córnea.
- Astigmatismo residual: aqui, as estruturas desiguais estão localizadas nas superfícies posterior e frontal do cristalino (parte do olho que fica atrás da íris).
- Astigmatismo total: neste caso, o astigmatismo acumula todas as disfunções dos dois tipos anteriores.
Quais os sintomas de astigmatismo?
Um dos principais sintomas do astigmatismo é a visão turva e duplicada, seja para perto ou longe. Além disso, o paciente pode apresentar também cansaço nos olhos e dores de cabeça.
Outros sinais que as pessoas podem ter são:
- Frequência em apertar os olhos para forçar a visão focar em algum local
- Sensibilidade à luz
- Dor nos músculos ao redor dos olhos
- Dificuldade em ver de noite
- Confundir letras e números parecidos
- Se criança, a queda do rendimento escolar também é um grande sinal
No caso de astigmatismo infantil, é necessário redobrar a atenção, pois dificilmente os pequenos irão reclamar de dificuldades na vista. Os responsáveis deverão ficar atentos aos detalhes, como: muita proximidade para ver a TV ou se trazem algum objeto perto do rosto para enxergar melhor.
Quais as causas do astigmatismo?
As causas do astigmatismo acontecem por conta do formato inadequado da córnea ou cristalino. Fora isso, essa disfunção é hereditária, ou seja, passa de geração em geração de familiares.
Porém, além dos casos hereditários que são os mais comuns, há também a possibilidade de o astigmatismo ser causado por outros fatos, como o ceratocone (doença rara em que o tecido transparente na superfície anterior do olho, a córnea, se curva para fora).
Esse caso raro faz com que a córnea fique em formato de cone. Na fase inicial dessa doença, o ceratocone aparece como um astigmatismo irregular, fazendo com que a pessoa precise trocar de grau com muita frequência.
Quais os fatores de risco para astigmatismo?
Como você já viu até aqui, astigmatismo é causado pelo formato irregular da córnea. Essa alteração pode ser causada por questões genéticas e até mesmo acidentais. Mas há outros fatores de risco para a formação da doença. São eles:
- Idade avançada
- A pessoa ter miopia e hipermetropia pode trazer o astigmatismo
- Alergias oculares
- Parto prematuro
- Recém-nascidos com baixo peso
Como é o diagnóstico de astigmatismo?
É sempre válido lembrar que, para um diagnóstico de astigmatismo ser feito corretamente, é necessário ir em busca de um oftalmologista. Apenas esse profissional te auxiliará da melhor forma possível. Testes caseiros para detectar essa doença não são confiáveis.
Uma avaliação profissional e completa de sua saúde ocular envolve vários testes, que são:
- Exame de acuidade visual (aquele em que o paciente lê as letrinhas no equipamento do consultório)
- Topografia computadorizada da córnea (o médico irá mapear seus olhos para medir e ver a curvatura da sua córnea)
- Exame de refração (o oftalmologista irá colocar várias lentes com graus diferentes e medir como cada um deles foca a luz)
Como é o tratamento de astigmatismo?
Hoje em dia, graças ao avanço da medicina, há várias opções de tratamento. Os mais comuns são:
- Óculos: solução mais famosa, consiste em lentes cilíndricas que têm como função corrigir a direção da luz de uma maneira que ela forma imagem exatamente na córnea
- Lentes de contato: tal qual os óculos, as lentes de contato podem ser grandes aliadas na correção do astigmatismo. Hoje elas estão disponíveis em várias versões e até em cores. As gelatinosas podem ser usadas para graus mais baixos, enquanto as do tipo um pouco mais firmes são feitas para níveis mais altos
- Ortoceratologia: é uma técnica de redução temporária da miopia e astigmatismo que consiste em adaptação programada de lentes de contato de desenhos específicos com o objetivo de remodelar a córnea
- Cirurgia refrativa: nesse caso, o oftalmologista usará um feixe de luz para remodelar a curvatura da córnea, corrigindo assim o erro de refração
É possível prevenir astigmatismo?
Infelizmente, não há uma receita pronta para prevenir astigmatismo, mas há alguns cuidados que podem ser tomados para que a saúde de seus olhos esteja sempre a melhor possível. São elas:
- Vá ao oftalmologista com frequência
- Use óculos de proteção ao praticar esportes ou realizar atividades que possam atingir os olhos
- Mantenha uma boa alimentação e inclua alimentos com vitaminas A, C, E, zinco e ômega-3 em sua dieta (laranjas, limões, maçãs, couve, brócolis, peixes, ovos, cenoura e nozes)
- Faça pausas regulares ao usar o computador
- Tente não coçar os olhos, pois pode causar danos às córneas
Assine e agende uma consulta
Escolha uma assinatura ideal para você e agende sua consulta agora: