Hepatologista
Médico especialista é responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas
Consultas presenciais com hepatologista
R$ 70*
Ligue Saúde: orientação médica por telefone
Incluso
Pronto atendimento online com Clínico geral e Pediatra
R$ 49,90/consulta
Qual a função do especialista?
A Hepatologia é a especialidade que previne, examina e trata as doenças relacionadas ao fígado, um importante órgão que seres humanos não podem viver sem. O médico hepatologista é responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos.
Há várias patologias que podem estar relacionadas com essa área, como problemas causados pelo consumo excessivo de álcool, drogas, cirrose, doenças genéticas, entre outras. O especialista acompanha pacientes com problemas como cirrose, hepatites virais (A, B, C, D e E), hepatite alcoólica e medicamentosa, esteatose hepática (fígado gorduroso), insuficiência hepática e as chamadas doenças metabólicas.
Quais são as doenças e sintomas tratados pelo especialista?
- Cirrose
- Hepatites virais
- Hepatite alcoólica e medicamentosa
- Insuficiência hepática
- Esteatose hepática não alcoólica (gordura no fígado)
- Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos)
- Encefalopatia hepática
- Câncer no fígado e no pâncreas
- Cálculos (pedras) na vesícula
- Doenças metabólicas
- Colangite biliar primária (doença autoimune que ataca o fígado)
Quando devo procurar um hepatologista?
Diversos problemas podem afetar o fígado, e é difícil identificar quais sintomas estão relacionados a este órgão. Fique atento se:
- Começar a emagrecer sem ter uma causa aparente
- Ficar com os olhos e a pele amarelos
- Tiver dor ou desconforto na parte lateral do abdômen
- Pernas e a barriga ficarem inchadas
- Tiver inchaço no abdômen
- Apresentar vômito com sangue
- As fezes ficarem mais claras ou tiverem cor de borra de café
- Tiver desorientação mental ou com agressividade (encefalopatia)
- A gengiva ou o nariz sangrar
- Sentir fraqueza
Esses são os sinais básicos que o corpo dá para quem sofre com algum problema no fígado. É importante nunca ignorar um sintoma. Se você se familiarizou com alguns desses casos, procure já um hepatologista, para ter o diagnóstico correto. Quanto antes o tratamento começar, melhores serão seus resultados, para não comprometer sua saúde.
Além disso, a consulta preventiva e de rotina com o hepatologista é fundamental para prevenir infecções como hepatites virais, que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), contaminam cerca de 500 milhões de pessoas pelo planeta anualmente. Esta doença é muito perigosa, pois provoca a degeneração do fígado.
Quais são os exames e tratamentos desta especialidade?
O hepatologista realiza uma avaliação clínica de cada paciente para saber quais exames devem ser feitos. Por mais que uma pessoa não apresente sintomas de uma doença específica, é importante fazer os exames (como o de sangue e os de imagem) que o médico solicitou, para a prevenção de muitas condições.
O tratamento de qualquer doença encontrada vai depender do diagnóstico do hepatologista e do histórico do paciente. Desse modo, o médico pode receitar medicamentos e até mesmo indicar a realização de cirurgias e mudanças na alimentação e estilo de vida.
Qual a diferença entre hepatologista e gastroenterologista?
Existem diversos especialistas que avaliam e tratam pessoas com distúrbios do fígado. Um deles é o clínico geral. Ele frequentemente é o primeiro a descobrir que há alguma coisa errada com o órgão do sistema digestivo, pois faz a avaliação inicial do paciente.
Depois dessa primeira consulta, se não for possível o clínico fazer o tratamento, ele encaminha o paciente para um gastroenterologista ou um hepatologista. Mas se esses dois médicos tratam problemas do fígado, qual é a diferença entre essas especialidades?
Enquanto a gastroenterologia é uma especialidade médica muito conhecida pelo público geral, a hepatologia não é tanto assim. Uma boa parte dos pacientes acredita que ela seja uma espécie de subdivisão da gastroenterologia. No entanto, o hepatologista é um profissional diferente, e a Hepatologia tem crescido nos últimos anos.
O termo Hepatologia deriva das palavras gregas “hepatikos” e “logia”, que significam, respectivamente, fígado médio e estudo. Assim, o hepatologista é o médico que se dedica à pesquisa e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.
A atuação desse especialista é diferente da do médico para estômago, ou seja, do gastroenterologista. O hepatologista mantém o foco no fígado e nas estruturas que atuam em conjunto com ele de forma direta ou indireta.
Embora esses órgãos também participem dos processos digestivos, o hepatologista tem conhecimentos mais profundos do que o gastro nessas estruturas. E ele não trata problemas estomacais ou intestinais, casos para os quais o gastroenterologista é o médico mais indicado.