Obstetra
Especialidade é responsável por acompanhar todo o processo de gestação, incluindo parto e pós-parto
Consultas presenciais com obstetra
R$ 70*
Ligue Saúde: orientação médica por telefone
Incluso
Pronto atendimento online com Clínico geral e Pediatra
R$ 49,90/consulta
Qual a função de um obstetra?
O obstetra é o profissional indicado para acompanhar os processos da gravidez. Esse médico deve ser consultado ainda no planejamento da gestação, durante a gravidez e após o parto, nos primeiros 28 dias de vida do bebê.
A palavra “obstetrícia” tem origem no latim obstetrix, que significa “ficar ao lado”. O termo está diretamente relacionado ao papel desse profissional, pois ele deve acompanhar a paciente e prover assistência em etapas fundamentais de uma gestação.
No planejamento da gravidez, o obstetra é importante porque identifica o período fértil e ovulatório da mulher, coleta os exames de rotina e mede os níveis hormonais para garantir que a saúde está em dia para manter a gestação.
Alguns obstetras podem se especializar em Reprodução Humana. Nesses casos, eles ajudam casais que tentam engravidar há pelo menos 6 meses e não conseguem. Também prestam atendimento a casais homoafetivos que desejam engravidar, mulheres que querem criopreservar óvulos (preservar a fertilidade), entre outros casos.
Com a gravidez já em andamento, o obstetra fica responsável por realizar todo o pré-natal, solicitando exames e acompanhando os ultrassons de rotina, para assegurar a saúde da mãe e do bebê.
Quais são as principais responsabilidades do especialista?
- Solicitar exames pré-concepcionais
- Confirmar a gravidez da paciente
- Realizar o pré-natal, acompanhando a mãe e o desenvolvimento inicial do feto
- Solicitar ultrassons e exames laboratoriais para assegurar uma gestação saudável
- Identificar possíveis alterações genéticas
- Identificar possíveis doenças gestacionais, como pré-eclâmpsia, vaginose, infecções urinárias, anemia, entre outras
- Esclarecer dúvidas sobre a gestação e orientar a respeito das possibilidades de parto, prezando pela humanização e segurança da paciente
- Realizar o parto
- Acompanhar mãe e bebê nos primeiros 28 dias de vida da criança, avaliando a saúde de ambos
- Orientar sobre o período de lactação e oferecer dicas referentes à amamentação
- Prestar apoio no puerpério, período do pós-gestação em que o organismo da mulher volta às condições normais, o que leva a mudanças físicas e psíquicas, como estresse e tristeza.
Quando se consultar com o obstetra?
Se a mulher está planejando engravidar, é importante que ela procure um obstetra o quanto antes para realizar exames, checar o assoalho pélvico e os níveis hormonais. Integrantes da família também podem comparecer para que possíveis dúvidas sejam esclarecidas em conjunto.
Com a gravidez confirmada, a consulta com obstetra é obrigatória pelo menos uma vez ao mês, ou conforme orientação médica, até a 35ª semana de gestação. Após esse período, as consultas devem ser feitas de 8 a 15 dias, até o parto.
No pós-parto, a mulher deve se consultar com seu obstetra por pelo menos até 6 semanas para checar a saúde dela e a do bebê. Nesse momento, o médico precisa estar atento a infecções e possíveis sinais de depressão pós-parto, que podem ocorrer durante o puerpério.
Diferença entre obstetra e ginecologista
O ginecologista é o profissional responsável por avaliar o sistema reprodutivo feminino e as mamas, e pode acompanhar mulheres da infância até a terceira idade.
A ginecologia é uma especialidade voltada para a orientação em momentos-chave da vida de uma mulher, passando pela primeira menstruação, a menopausa e a pós-menopausa. Além disso, também identifica possíveis problemas hormonais, infertilidade, alterações no ciclo menstrual e trata de diversas doenças, desde candidíase e endometriose, até Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e cânceres nas mamas, ovários e no colo do útero.
Já a obstetrícia foca no processo gestacional, estando ao lado da mulher no planejamento da gravidez, no pré-natal, no parto e no pós-parto, incluindo o puerpério.
No Brasil, os médicos que trabalham com o órgão reprodutor feminino costumam ser ginecologistas e obstetras, já que existe apenas uma especialização na área, chamada de Ginecologia e Obstetrícia.
Entretanto, fica a critério do profissional exercer as duas profissões ou realizar cursos para se especializar ainda mais em uma área, focando na ginecologia ou na obstetrícia.