Saúde e Bem-estar
6 doenças infantis que você precisa conhecer e prevenir
08 de agosto de 2024
Sistema imunológico ainda em formação facilita a contaminação por microrganismos.
O que são doenças infantis?
Crianças são mais frágeis a algumas condições infectocontagiosas. Isso acontece, principalmente, porque o sistema imunológico ainda não está completamente formado durante a primeira infância (até os 6 anos de idade). As enfermidades mais comuns nesse período são conhecidas como doenças infantis.
Além disso, outro fator direto que influencia no contágio dessas doenças tem a ver com os locais frequentados pelas crianças. Escolas, creches e parquinhos, por exemplo, são lugares cheios, que costumam facilitar a transmissão de vírus e bactérias.
As doenças infantis, também conhecidas como doenças da infância, fazem parte do processo de fortalecimento do sistema imunológico dos pequenos. Ao ter um primeiro contato com certos microrganismos, o corpo aprende a lidar com eles no futuro, fazendo com que algumas condições, como a catapora, não apareçam mais de uma vez.
No geral, os especialistas pediátricos concordam que a imunidade de uma criança já se encontra bem fortalecida entre os 7 e 8 anos de idade, especialmente após a aplicação de alguns ciclos vacinais. No entanto, o sistema imunológico continua a se adaptar e a aprender ao longo da vida, criando novas memórias imunológicas.
Neste texto, você vai conferir as 6 principais doenças infantis, como tratá-las e a melhor maneira de preveni-las. Confira!
Conheça as 6 principais doenças que afetam crianças
Catapora, caxumba, rubéola… Se você ainda se lembra da sua infância, esses nomes não são incomuns e provavelmente você ou algum colega de turma já teve uma dessas enfermidades. Mas para pais, responsáveis ou pessoas que desejam ter filhos em breve, é de extrema importância conhecer as principais doenças infantis.
Abaixo, listamos as 6 mais comuns e vamos explicar melhor os sintomas de cada uma delas. Confira!
Caxumba
A caxumba, que também pode ser chamada de papeira, é uma doença altamente transmissível causada pelo vírus Paramyxovirus. Ela provoca das glândulas salivares e a transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva expelidas pela tosse, espirros e contato pessoal.
Os principais sintomas da caxumba incluem:
- Febre
- Mal-estar
- Dor muscular
- Dor de cabeça
- Dor ao engolir
- Falta de apetite
- Inchaço na região do queixo
- Dor e inchaço nos testículos
- Dor e inchaço na região dos ovários
- Náuseas
- Vômito
- Dor no abdômen
- Rigidez na nuca
Catapora
Também conhecida como varicela, a catapora é uma doença infecciosa, causada por um vírus chamado Varicela-Zóster. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato com o líquido liberado pelas bolhas causadas pela doença. Também é capaz de acontecer por meio da inalação de secreções respiratórias liberadas quando a pessoa contaminada com o vírus espirra ou tosse.
Os principais sintomas são:
- Febre
- Manchas vermelhas e/ou pequenas bolhas, com ou sem líquido, que coçam e se espalham rapidamente pelo corpo
- Feridas na pele que se formam devido à coceira intensa
- Cansaço e fraqueza
- Falta de apetite
- Mal-estar geral
- Dor de cabeça
- Dor de barriga
Rubéola
A rubéola é uma doença contagiosa causada pelo vírus Rubivirus. A transmissão acontece por meio do contato com secreções emitidas por um paciente infectado, como saliva, espirro ou tosse.
Os sintomas incluem:
- Dores no corpo
- Dor de cabeça
- Febre
- Dor ao engolir
- Mal-estar
- Coriza
- Aparecimento de ínguas
- Manchas avermelhadas na pele que se iniciam no rosto, atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo
Sarampo
O sarampo é uma doença viral com grande potencial contagioso. A transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva de uma pessoa contaminada e a infecção pode se tornar grave, inclusive com risco de morte, especialmente em crianças.
Os principais sinais incluem:
- Tosse seca
- Coriza ou nariz entupido
- Mal-estar intenso e generalizado
- Perda do apetite
- Irritação nos olhos (conjuntivite)
- Manchas vermelhas (exantema) espalhadas por todo o corpo
- Febre alta (acima de 38,5°) e progressiva (a cada dia, a temperatura se torna mais alta)
Coqueluche
A coqueluche, também conhecida como tosse comprida, é uma doença infecciosa muito comum em bebês e causada pela bactéria Bordetella pertussis. A condição ataca o sistema respiratório e ocasiona crises de tosse seca incontroláveis, seguidas por uma inspiração longa, estridente e aguda. É transmitida por meio de partículas de secreções que são emitidas no ar, expelidas por tosses e espirros das pessoas infectadas.
Entre os sintomas, é possível citar:
- Coriza
- Mal-estar
- Espirros
- Tosse
- Febre baixa
- Olhos lacrimejando
- Dificuldade em respirar
- Inspirações longas, que se assemelham a um assobio por serem estridentes e agudas
- Vômito e fadiga intensa causados pelas crises de tosse
Poliomielite
Entre as doenças infantis, a poliomielite é a mais grave, pois possui capacidade de causar consequências graves, como a paralisia total ou parcial dos membros inferiores de maneira irreversível.
Causada pelo poliovírus, a transmissão ocorre por meio da ingestão de alimentos ou água contaminados com o microrganismo. Felizmente, graças a campanhas de vacinação em massa, não há registros de pólio no Brasil desde 1990.
Os principais sintomas incluem:
- Febre alta
- Mal-estar geral
- Dor de cabeça
- Dor de garganta
- Vômitos
- Rigidez muscular, especialmente na nuca
- Fraqueza
- Paralisia, principalmente nos membros inferiores (pernas)
- Diarreia
- Prisão de ventre
- Espasmos musculares
- Meningite
Como prevenir e tratar as doenças infantis?
Para diagnosticar as doenças infantis citadas acima, é necessário consultar um pediatra, que é o médico especializado nos cuidados com crianças. O tratamento depende do diagnóstico e do quadro do paciente. Cada condição ou complicação precisa ser analisada de maneira distinta e cabe somente ao médico indicar o melhor tipo de tratamento para a situação.
No entanto, ao notar sintomas anormais, que sejam semelhantes aos dessas doenças, é necessário buscar atendimento em uma emergência médica o quanto antes. Como o sistema imunológico das crianças ainda não está totalmente fortalecido e completo, catapora, caxumba, rubéola, sarampo, coqueluche e poliomielite são capazes de gerar complicações e até morte, em alguns casos.
Além disso, durante as consultas de rotina com o pediatra, é importante que os pais ou responsáveis se informem e esclareçam as dúvidas sobre a vacinação. A vacina é o principal método de todas as doenças que citamos nesse conteúdo e elas estão disponíveis tanto na rede privada, quanto na pública.
Tenha descontos em vacinas e consultas com a Vale Saúde
Com a Vale Saúde, você tem acesso a condições imperdíveis, como desconto em vacinas, medicamentos e exames, e consultas online ou presenciais com mais de 60 especialidades médicas, incluindo o pediatra!
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.