Saúde e Bem-estar
Dia do Homem chama atenção para cuidados com saúde masculina
14 de julho de 2023
Neste 15 de julho, saiba mais sobre as rotinas de prevenção específicas para eles
Por que 15 de julho é o Dia do Homem no Brasil?
Em nosso país, a cada 15 de julho, empresas, instituições e órgãos governamentais investem em campanhas para estimular o autocuidado e a promoção da saúde masculina.
Essas iniciativas de chamar a atenção dos homens para a importância do cuidado com o próprio bem-estar são essenciais porque, historicamente, esse é o público que raramente vai ao médico e não criou o hábito de frequentar consultas preventivas.
Alguns dados relacionados à saúde do sexo masculino para lembrar nesta data:
- A taxa de suicídio é 3 vezes maior entre os homens
- Homens vivem, em média, 7 anos a menos que as mulheres
- Há quase o dobro de chance de desenvolver doenças do coração entre o sexo masculino
- Homens têm quase o dobro de chances de apresentarem câncer de pulmão do que mulheres
Entre as causas de morte prematura estão a violência e acidentes de trânsito, além de doenças cardiovasculares e infartos. Por isso, o Ministério da Saúde implementou, em 2009, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. A seguir, vamos falar mais sobre a criação do Dia do Homem e quais são os temas relacionados com a data. Continue lendo!
História do Dia Nacional do Homem
No Brasil, o Dia Nacional do Homem foi criado pela Ordem Nacional dos Escritores em 1992. Embora a data tenha começado como uma brincadeira entre os membros do coletivo, ela tem se tornado, ao longo do tempo, um símbolo para reflexão sobre saúde. Ela impulsiona ações que ampliam o acesso da comunidade masculina a atendimento médico, atitudes preventivas, métodos diagnósticos e tratamento de condições que afetam mais os indivíduos do sexo masculino.
Desde a década de 90, as atenções para tal data vêm se tornando crescentes, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem.
Na cidade de São Paulo, para comemorar o Dia do Homem, a Sociedade Brasileira de Urologia promove, na Avenida Paulista, um mutirão de saúde voltado a esse público. Mais recentemente, o 15 de julho tem sido explorado como uma data comercial, para venda de produtos masculinos.
Qual é o Dia Internacional do Homem?
Em outros países, a data é celebrada em 19 de novembro. O Dia Internacional do homem foi proposto em 1999, pelo médico Jerome Teelucksingh (professor de História na Universidade das Índias Ocidentais), em Trinidad e Tobago, para chamar a atenção da comunidade internacional à saúde do gênero masculino.
Logo, a data recebeu o amplo apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e de vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, da Europa, da África e da Ásia. Foi por isso que o mês de novembro foi escolhido globalmente para reforçar as ações contra o câncer de próstata, o já reconhecido Novembro Azul na área da saúde.
Há relatos de que este dia já havia sido sugerido por Mihkail Gorbatchev, ex-presidente da extinta União Soviética. Gorbatchev teria defendido a ideia de que o Dia do Homem fosse celebrado no primeiro sábado de novembro.
A data foi criada com o objetivo de promover a saúde desse público e salientar as contribuições do homem para a sociedade e a família e em outras áreas do conhecimento.
A importância da prevenção para saúde e bem-estar masculino
Diversas doenças podem ser evitadas, curadas ou controladas se forem prevenidas ou diagnosticadas e tratadas em tempo adequado. Muitos homens ainda são negligentes quando se trata de sua saúde e bem-estar. Esse é um dos fatores que contribui para que eles tenham expectativa de vida menor em comparação com as mulheres (7 anos, em média, no Brasil).
Cuidar da saúde é também prevenir. E é por isso que médicos e especialistas recomendam a realização de consultas e exames preventivos. Além de monitorar as mudanças no organismo, esse acompanhamento permite que o histórico do paciente seja avaliado de forma completa e contínua.
Além dos exames de rotina como hemograma, eletrocardiograma, colesterol e glicemia, o check-up de cuidados da saúde do homem também deve incluir os específicos, principalmente para aqueles acima dos 40 anos, como o exame de toque para diagnosticar câncer de próstata.
Quais são doenças que mais afetam a saúde masculina?
Devido a questões genéticas e até comportamentais, os homens ficam mais suscetíveis a algumas doenças. Existem também aquelas que estão associadas exclusivamente ao sexo masculino. Saiba mais sobre nove dessas condições:
Doenças cardiovasculares
Homens com mais de 50 anos apresentam mais doenças cardiovasculares do que mulheres na mesma fase da vida, pois eles são mais propensos a desenvolver certos tipos de hábitos, como:
- Alcoolismo
- Hipertensão arterial
- Sedentarismo
- Colesterol alto
- Obesidade
- Diabetes
Em relação às doenças cardíacas, as mais prevalentes no sexo masculino são o infarto do miocárdio, a angina e o acidente vascular cerebral (AVC).
Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a segunda principal causa de mortes masculinas em todo o mundo. E esse cenário pode piorar até 2030.
O consenso médico sugere que os homens devem fazer exames cardiovasculares de rotina a partir dos 40 anos. Além disso, devem adotar hábitos mais saudáveis em suas vidas, como balancear a alimentação e começar a praticar alguma atividade física, a fim de prevenir esse tipo de condição.
Câncer de pulmão
O câncer de pulmão atinge quase duas vezes mais homens do que mulheres. A maioria dos casos está relacionada ao tabagismo. Tosse constante, dor no tórax, escarros com sangue e falta de ar são alguns dos principais sintomas.
Câncer de próstata
Este é o segundo tipo de câncer que mais atinge os homens, principalmente a partir dos 40 anos. As chances de cura do câncer de próstata são altas quando o diagnóstico e tratamento são realizados no início. É indicado a realização periódica do exame de PSA – Antígeno Prostático Específico – e também a consulta ao urologista, para fazer o exame de toque retal.
Câncer de testículo
Apesar de atingir os homens em menor proporção, diferentemente do câncer de próstata, o câncer de testículo é mais comum na fase reprodutiva, dos 15 aos 50 anos. As chances de cura também são altas quando o tratamento é realizado ainda no início. Para o seu diagnóstico, é essencial que os homens realizem o autoexame mensalmente e consultem o urologista caso percebam alguma alteração.
Câncer de pênis
Está relacionado a condições precárias de higiene com o órgão sexual. No Brasil, representa 2% de todos os casos de câncer no homem e é mais frequente nas regiões Norte e Nordeste.
Câncer de pele
O câncer de pele é o tipo da doença que mais atinge homens e mulheres, dividindo-se em dois tipos: melanomas e não melanomas. A maioria dos casos tem origem na irradiação solar, e são eles os que menos usam o filtro solar, imprescindível na prevenção da enfermidade.
Doenças hepáticas
As doenças que atingem o fígado também são mais comuns nos homens, como:
Essas condições podem ser causadas por predisposições genéticas ou vírus, mas também pelo consumo excessivo de álcool e estilo de vida pouco saudável. A idade e a obesidade aumentam a probabilidade de desenvolver uma doença hepática.
Obesidade
A obesidade é o acúmulo de gordura corporal ocasionado quase sempre por uma ingestão energética maior durante as refeições do que o corpo necessita para se manter e realizar as atividades diárias. A condição é alarmante, pois as pessoas obesas são mais propensas a ter problemas como:
- Pressão alta
- Diabetes
- Problemas nas articulações
- Falta de ar
- Pedras na vesícula
- Alguns tipos de câncer
Segundo o IBGE, 16,8% dos homens brasileiros são obesos, com taxas de obesidade aumentando 67,8% nos últimos 13 anos. Essa alta porcentagem é frequentemente causada por sedentarismo e alimentação excessiva, já que os homens consomem menos frutas, verduras e legumes do que as mulheres.
Diabetes
A diabetes é uma doença silenciosa que atinge um número cada vez maior de homens, no Brasil e no mundo. Cerca de 90% dos casos de diabetes tipo 2 estão relacionados a hábitos não saudáveis. Ela tem as mesmas causas das doenças cardiovasculares, como o consumo inadequado de alimentos ricos em calorias e gorduras, além do sedentarismo. Também está ligada ao desenvolvimento de outras doenças e problemas nos homens, como a disfunção erétil.
Encontre o atendimento necessário na Vale Saúde!
Na Vale Saúde você encontra consultas com mais de 60 especialidades, incluindo urologista!
Saiba mais sobre nossas assinaturas e comece a cuidar da sua saúde agora mesmo!
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.