Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Infertilidade Masculina: causas, tratamentos e prevenção

15 de abril de 2025

infertilidade masculina

Saiba as causas, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos possíveis.

Assine já

A infertilidade é um fenômeno universal, que atinge entre 10 a 20% dos casais em idade reprodutiva, independentemente de suas origens culturais ou sociais (em até 40% desses casos, ela é ocasionada apenas por fatores masculinos). Quando este dado é aplicado à população global, verifica-se que provavelmente 100 a 150 milhões de mulheres ou homens podem ter problemas relacionados à fertilidade.

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e a American Society for Reproductive Medicine (Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva), a infertilidade é considerada uma doença do sistema reprodutor, cujas funções não se encontram em estado normal. Ela é constatada após um período de 12 meses de tentativa de concepção sem sucesso, em que o casal manteve relações sexuais sem a utilização de métodos de prevenção à gravidez.

Para ser considerado fértil, o homem precisa ter uma quantidade adequada de espermatozoides normais que consigam fecundar o óvulo. Quadros clínicos que interferem nesse processo são capazes de tornar um homem menos fértil.

A infertilidade masculina ocorre quando a quantidade de espermatozoides for muito baixa, eles se moverem muito lentamente, sua estrutura for alterada ou a passagem que atravessam para sair do corpo estiver bloqueada ou interrompida.

Continue a leitura deste artigo para saber mais sobre as causas da condição, como é feito o diagnóstico e quais são os tratamentos disponíveis.

Causas da Infertilidade Masculina

Existem diversas causas para a infertilidade masculina. Confira a extensa lista:

Apesar da grande variedade de origens e fatores de risco para um homem ter dificuldade de gerar filhos, os especialistas são unânimes sobre a principal condição que provoca o problema: varicocele. De 30 a 40% dos pacientes que estão na tentativa de concepção sem sucesso, a causa da infertilidade é a dilatação anormal das veias que drenam o sangue testicular.

Diagnóstico da Infertilidade Masculina

O principal exame realizado para avaliar e diagnosticar a infertilidade masculina é o espermograma, que deve ser recomendado pelo urologista.
O teste, com objetivo avaliar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides produzidos, é feito a partir da análise clínica de uma amostra de sêmen coletada no próprio dia no laboratório, após masturbação.

Além de exame físico em consultório (importante principalmente para o diagnóstico da varicocele), o médico pode solicitar ainda a realização de outros exames para identificar a causa da condição.

Assim, será pedida a realização de dosagem de testosterona, dos hormônios tireoidianos e da prolactina, exame de urina (tanto o exame de urina do tipo 1 quanto o exame microbiológico) e ultrassom pélvico (para avaliar o sistema reprodutor masculino).

Tratamentos disponíveis

É importante que a causa da infertilidade seja identificada para que o urologista possa indicar o tratamento mais adequado, que pode ser com mudanças nos hábitos de vida, no uso de medicamentos ou realização de cirurgia.

Identificada a origem e o grau da infertilidade, as possibilidades serão avaliadas pelo médico especialista. Se o problema for provocado por infecção, esta deverá ser tratada. Se os hormônios estiverem desregulados, o primeiro passo será sua estabilização.

Se os tratamentos não forem efetivos, os métodos de reprodução assistida (inseminação artificial e fertilização in vitro) têm obtido ótimos resultados.

Impacto do Estilo de Vida na Fertilidade

Alimentação rica em gordura e estresse também são vilões quando o assunto é tentar engravidar, tanto para os homens como para as mulheres. A dieta consegue influenciar, e muito, nas chances de conseguir gerar um filho.

Os casais precisam evitar consumir bebidas alcoólicas enquanto estão tentando engravidar, pois o álcool em excesso é prejudicial para o desenvolvimento dos gametas sexuais.

O excesso de peso é outro fator possível de estar atrapalhando as chances, já que tem ação direta sobre os hormônios. Os problemas hormonais encontrados em ambos os sexos influenciam na fertilidade.

Além de praticar exercícios físicos regularmente, a recomendação é cortar alimentos gordurosos das refeições. Eles podem trazer outras complicações, por exemplo, doenças cardíacas, de circulação, diabetes e colesterol alto, mais obstáculos no desenvolvimento de gametas férteis.

Casais que pretendem ter filhos devem consumir carnes mais magras e laticínios desnatados, além de controlar a ingestão de açúcar. Seu excesso não só é capaz de levar ao sobrepeso, como ainda favorece o desenvolvimento de diabetes, prejudicando a fertilidade.

Durante o período das tentativas, é importante tomar sucos, café e outras bebidas sem adição de açúcar e consumir doces de forma moderada.

Vitaminas e minerais têm um papel importante na formação dos gametas, e a falta deles consegue comprometer o bom funcionamento do organismo.

Sem a ingestão de frutas, legumes e hortaliças na medida certa, as chances de engravidar diminuem. Estes alimentos são substâncias antioxidantes, que limpam nosso corpo de moléculas de oxigênio nocivas, que são os radicais livres.

O plano alimentar tem de incluir vegetais todos os dias, com preferência aos itens livres de agrotóxicos. Para manter os níveis de fertilidade do casal e aumentar suas chances de realizar o sonho de ter filhos, é necessário que ambos mantenham um estilo de vida saudável.

Prevenção e Cuidados com a Saúde Reprodutiva

Segundo os especialistas na área, a prevenção pode ser efetiva, quando as doenças causadoras de problemas na saúde reprodutiva são decorrentes do comportamento do próprio paciente. Nesses casos, a orientação é evitar alguns hábitos e estabelecer mudanças de vida que são capazes de alterar o futuro do potencial fértil.

Para evitar a infertilidade masculina, é importante investir em uma rotina saudável, mantendo o peso corporal controlado, fazendo exercícios físicos regularmente e sem excessos, ter uma alimentação equilibrada, não fumar e evitar o abuso de drogas recreativas e álcool. Além disso, é preciso fazer consultas regulares com o urologista.

A caminhada e a natação são consideradas as melhores práticas físicas para a fertilidade.

Caminhar é uma das atividades aeróbicas mais simples e acessíveis. Por ser de baixo impacto, é segura e possui diversos benefícios, como aumento da resistência física e melhora da capacidade cardiovascular e respiratória.

Já realizar movimentos na água ajuda a fortalecer todos os músculos do corpo (especialmente os das pernas, dos braços e do abdômen). Além disso, a prática regular contribui para o emagrecimento.

Para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) que podem acabar influenciando na fertilidade (tanto de homens quanto de mulheres), é necessário ter relações sexuais protegidas com preservativos.

Se você tem dúvidas sobre este assunto ou enfrenta desconfortos possíveis de serem sintomas das condições citadas acima, converse com um médico urologista para ter segurança sobre os sinais do seu corpo.

Lembrando sempre que apenas médicos devidamente habilitados são capacitados para diagnosticar doenças, indicar tratamentos e prescrever medicações. As informações deste conteúdo não substituem o atendimento de um profissional da saúde.

É importante consultar o especialista na área para ter certeza que está recebendo o acompanhamento adequado. Aproveite para encontrar um médico perto de você!

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Ministério da Saúde – Infertilidade masculina

Associação Brasileira de Reprodução Assistida – Infertilidade masculina representa quase metade dos casos de dificuldade de gravidez, diz OMS

Manual MSD – Problemas de espermatozoides

Mayo Clinic – Male infertility

UCSF Health – Infertility in Men

Infertilidade masculina

vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda
Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde não é um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o valor preciso será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada.

Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio. Teste de infoSection Copyright © 2025 Vale Saúde. Todos os direitos reservados.