Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Dicas e Curiosidades

Confira dicas sobre como guardar e descartar seus remédios adequadamente

15 de janeiro de 2023

Na cozinha, no armário, em caixa ou na gaveta? Confira dicas para guardar e descartar seus remédios

Tão importante quanto tomar os remédios indicados por médicos é seu armazenamento e descarte.

assinatura vale saúde

É praticamente impossível uma casa brasileira que não tenha aquele comprimidinho para aliviar dores de cabeça, as cólicas ou os resfriados, não é mesmo? Pode ser que na sua casa o local escolhido para guardá-los seja a cozinha ou o banheiro, mas será mesmo que são os lugares mais adequados? Também tem quem acredite que é melhor guardar remédio sem a caixa, para ocupar menos espaço, ou até quem o descarte no lixo comum.

Por isso, o Ministério da Saúde lançou uma cartilha para esclarecer as principais dúvidas em relação ao armazenamento e descarte de medicamentos, as quais vamos explicar a seguir para que você possa garantir a eficácia no uso de seus remédios sem que pra isso comprometa o meio ambiente.

Onde guardar os remédios?

As embalagens e bulas dos remédios costumam indicar que o melhor local para armazenamento deve ser seco e fresco, mas você sabe o que isso significa?

Na prática, o laboratório farmacêutico responsável pela produção do remédio quer dizer que a exposição do produto ao calor ou à umidade pode alterar a sua composição química.

Isso quer dizer que armazenar comprimidos na cozinha ou no banheiro pode não ser uma boa ideia, mesmo se eles estiverem dentro de gavetas ou caixas de remédio.

E não é uma boa opção deixá-los dentro de carros devido à grande exposição ao sol e ao calor.

Outra dica importante está relacionada às embalagens, que costumam ser jogadas fora. Além de nos ajudar a identificar o nome correto dos remédios, nas embalagens constam o número do lote, a validade e a bula, que também não deve ser descartada em hipótese alguma.

Há quem faça uso de muitos comprimidos e, por isso, prefira utilizar caixinhas de plástico com divisórias para facilitar a organização. Mas, além de não contemplar os nomes dos medicamentos, existe o risco de o remédio ter algum tipo de alteração físico-química porque foi retirado de sua embalagem original, logo, apropriada.

Vale mencionar também que remédios não devem ser armazenados próximo a produtos de limpeza ou alimentos e sempre devem estar longe do alcance de crianças, que podem confundi-los com balas e doces devido aos formatos e cores parecidos com esses tipos de alimentos.

Existem também as medicações líquidas que, muitas vezes, precisam ser armazenadas dentro da geladeira (nunca na porta devido à grande variação de temperatura neste local). Para isso, considere sempre as recomendações da bula.

Com esses cuidados, você não só garante a qualidade e eficácia de seus medicamentos, mas também evita confusões e erros que podem ser, inclusive, fatais quando falamos no consumo errado de remédios.

Importante: não faça uso de medicamentos utilizados por amigos, vizinhos ou colegas de trabalho mesmo se eles disserem que são bons ou que apresentaram sintomas iguais aos seus.

Qualquer sinal diferente do normal deve ser informado e analisado por um médico, responsável por diagnosticar e recomendar o tratamento mais adequado para você, inclusive indicando o tempo adequado para consumo de remédios.

Dê olho na validade dos remédios</h2>

Como já dissemos, as caixas dos remédios são importantes porque nelas constam a validade da medicação, ou seja, o tempo em que ela está apropriada para o consumo.

Por isso, é importante estar sempre atento a esses dados, pois o consumo de remédios fora do prazo de validade pode provocar intoxicações e/ou efeitos colaterais diferentes dos previstos e informados pelos laboratórios nas bulas.

Posso jogar os remédios no lixo?

Se temos que estar atentos à validade dos remédios, o que devemos fazer com os vencidos: jogar no lixo, na pia ou no vaso sanitário, qual é a orientação do Ministério da Saúde?

Primeiro é importante explicar que remédios jogados no lixo comum podem intoxicar ou provocar uma série de problemas de saúde às pessoas que buscam alimentos nos aterros sanitários espalhados pelo país e para onde são destinados os lixos das casas e apartamentos residenciais.

Além disso, o descarte de medicamentos em pias e vasos sanitários também pode contaminar a rede de esgoto, os rios e, consequentemente, a água que bebemos.

Por isso, assim que terminar a leitura desse artigo, verifique se você armazena medicamentos vencidos, separe-os e busque a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima para entregar os remédios fora da validade ou até para que neste local os profissionais de saúde sinalizem onde o descarte de remédios do seu município é realizado.

Desde 2009, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) regulamentou o descarte de medicamentos e objetos perfurocortantes, como seringas e agulhas, em redes de farmácia e drogarias em todo o Brasil. Verifique se a farmácia mais próxima promove esse tipo de iniciativa e procure orientações mais detalhadas no local.

Além de médicos e enfermeiros à disposição para esclarecer suas dúvidas ou passar informações para a sua saúde e bem-estar, a Vale Saúde também têm parceria com mais de 27 mil farmácias em todo o Brasil e se você é cliente ainda garante até 35% de desconto na compra dos seus remédios.

Não espere o seu remédio acabar ou a sua receita vencer, seja um cliente Vale Saúde e tenha acesso à saúde 24h por dia, 7 dias por semana. São mais de 60 especialistas entre clínicos gerais, pediatras, cardiologistas, psicólogos, ginecologistas, urologistas e muito mais, à disposição, sempre que você precisar.

Consultas online ou presenciais e as receitas são enviadas para o seu e-mail.

Descartar remédios


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil