O que causa hematoma espontâneo pelo corpo?
16 de janeiro de 2025
Manchas roxas que surgem na pele sem motivo aparente precisam ser analisadas pelo médico
O que é hematoma?
Nem sempre uma mancha roxa que surge na pele tem uma causa específica. Muitas vezes, ao nos depararmos com a lesão, lembramos imediatamente de ter machucado aquela parte do corpo… Porém, em outras, fica a dúvida.
Você já se perguntou por que os hematomas se formam?
Uma mancha na pele (vermelha, azul, roxa ou até mesmo preta), acompanhada de dor e inchaço, são as características que identificam um hematoma. Capazes de ocorrer em todo o corpo humano, são lesões comuns que aparecem quando pequenos vasos sanguíneos sob a pele se rompem e o sangue extravasa para o tecido ao redor daqueles vasinhos.
Os sintomas ainda variam de acordo com o lugar em que o hematoma surge, mas geralmente a presença do sangue gera desconforto e aumento da pressão local.
Eles ocorrem por vários motivos, geralmente em consequência de traumas físicos. Um cenário que muitas pessoas enfrentam, especialmente à medida em que envelhecem, são as marcas resultantes de quedas.
Embora, em muitos casos, esses hematomas sejam inofensivos e etapa natural do processo de cicatrização do corpo, é importante saber quando devemos nos preocupar com eles, principalmente quando se trata de pacientes idosos.
Dependendo do local, a mancha pode ser considerada grave e um sinal de alerta para outras doenças, como leucemia, cirrose, lúpus, trombocitopenia (condição caracterizada por baixas plaquetas no sangue) e câncer em crianças e jovens. Os hematomas intracranianos não são visíveis, mas se manifestam por meio de dores de cabeça e tontura.
Siga na leitura deste artigo para conhecer as causas dos hematomas e saber quando eles indicam problemas mais graves de saúde que devem ser investigados clinicamente.
Causas dos hematomas no corpo
O hematoma geralmente aparece em decorrência de algum trauma ou lesão, mas ainda há a possibilidade de estar associado a doenças do sangue e dos vasos sanguíneos.
Algumas situações capazes de causar o surgimento de hematomas são:
- Quedas e pancadas
- Medicações anticoagulantes (que “afinam” o sangue), quimioterápicas e paracetamol
- Complicações de procedimentos cirúrgicos
- Doenças de coagulação do sangue (hemofilia)
- Deficiência grave de plaquetas
- Doença hepática (disfunção no fígado)
- Envelhecimento (caso da púrpura senil)
- Estresse
- Dengue grave
- Deficiência de vitamina C ou K
- Alguns tipos de tumores
- Artrite reumatoide
- Condições da medula óssea como leucemia
- Tuberculose
- Síndrome de Ehlers-Danlos (SED), devido ao aumento da elasticidade e da fragilidade da pele
Equimose e hematoma
Também comum após contusões e traumas, há uma expressão que designa uma condição similar ao hematoma, muitas vezes confundida com ele. Equimose é o termo médico e nome correto das manchas roxas mais comuns que aparecem na pele, em decorrência do rompimento de pequenos vasos, conhecidos como “capilares”, que liberam sangue sob a superfície da pele. Isso resulta em uma área descolorida que pode ser dolorosa ao toque.
A principal diferença é a localização da lesão e o volume. Enquanto na equimose o sangramento ocorre em vasos menores e superficiais, o hematoma aparece por ruptura de vasos sanguíneos maiores (mais calibrosos e profundos), conseguindo atingir músculos e camadas mais internas, que também provocam dor, inchaço e alto relevo (uma protuberância na pele).
A coloração da equimose, com o tempo, passa por aspectos esverdeados e amarelados, antes de desaparecer naturalmente. Ela se apresenta em manchas irregulares, difusas e planas, não provocando elevações no local.
As equimoses tendem a ter resolução mais rápida com o uso de compressas de gelo e cremes específicos a base de arnica, arnica, vitamina B3, vitamina K ou quercetina.
Em casos frequentes e recorrentes, é importante uma avaliação médica para afastar algumas patologias mais graves que possam vir a causá-los, como distúrbios da coagulação, dengue, varizes, uso de medicamentos e neoplasias (tumores benignos ou malignos).
Lembre-se: sempre que tiver dúvidas em relação à sua saúde ou de sua família, procure um clínico geral perto de você, ou pediatra, quando o paciente for criança.
Fases do hematoma
O hematoma dá à pele uma coloração que varia em tons de vermelho, roxo, azulado, esverdeado, acastanhado e amarelado, dependendo da cor original da pele, da evolução e do tempo de sua ocorrência. Conheça as etapas da cicatrização da contusão, em ordem cronológica:
- Os glóbulos vermelhos nessas áreas têm degradações e fagocitações pelos macrófagos. Nos primeiros dias, devido à presença de hemoglobina sem oxigênio, a lesão fica vermelho-azulada ou roxa.
- Após 3 a 6 dias, a hemoglobina é degradada e ocorre a formação de biliverdina, atribuindo à mancha o tom azul-esverdeado.
- A biliverdina é convertida enzimaticamente em bilirrubina após 7 a 10 dias, deixando a coloração amarelada.
- Finalmente, com 10 a 15 dias, a marca da contusão adquire cor castanha amarronzada por causa da hemossiderina, até desaparecer.
O tempo que o hematoma permanece na pele depende da quantidade de vasos e tecidos que foram rompidos no impacto, da força da pancada e do tempo de recuperação do organismo de cada paciente. No entanto, de forma geral, 15 dias são suficientes para que a mancha já esteja, no mínimo, bem mais clara.
Tipos de hematoma
Os hematomas são classificados de acordo com o local em que eles aparecem no corpo. Alguns tipos mais conhecidos são:
Hematoma subcutâneo
O tipo mais comum, que aparece na pele em qualquer parte do corpo
Hematoma subdural (ou extradural)
Acúmulo de sangue entre o encéfalo e o crânio, geralmente causado por traumas na cabeça
Hematoma epidural
Acúmulo de sangue entre a membrana que reveste o cérebro e o crânio, sendo mais superficial que o hematoma subdural, mas também causado por um trauma agudo na cabeça
Hematoma periorbital
Causado pelo sangramento sob a pele ao redor dos olhos, muitas vezes como resultado de uma lesão direta no local ou ainda sinal também de contusão na base do crânio
Hematoma subcoriônico
Também conhecido como descolamento ovular, é um problema que ocorre durante a gravidez e se caracteriza pelo acúmulo de sangue na membrana que fica entre o útero e placenta
Hematoma subungueal
Acúmulo de sangue que se desenvolve abaixo da unha; normalmente, o resultado de uma pancada ou pressão excessiva na ponta dos dedos
Hematoma subgaleal
Ocorre abaixo do couro cabeludo e, embora possa estar associado a batidas na cabeça, é uma complicação em bebês relacionada com o parto
Quando procurar um médico?
Geralmente, os hematomas tendem a ser manchas benignas que não trazem maiores consequências além de incômodo. Muitas vezes, aparecem por conta de pequenos traumas que não foram percebidos durante a correria da rotina diária.
Eles são mais fáceis de serem visualizados e chamar a atenção em pessoas de pele bem clara, em idosos e mais frequentemente em mulheres, por questões hormonais.
O médico hematologista, especialista em sangue, deve ser consultado se surgirem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo, que não doem ou que desaparecem de um dia para o outro.
Também é preciso procurar ajuda profissional caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga, outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva e nariz ou tiver sangue na urina), inchaço excessivo e calor no local da mancha.
Formas de tratamento
Geralmente, para tratar a mancha por si só, na pele, os médicos indicam pomadas à base de heparina (substância anticoagulante), que diminuem a inflamação e aliviam o inchaço e a dor. Quando os hematomas acometem os órgãos vitais, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico, como a drenagem.
Para investigar a causa das lesões recorrentes ou espontâneas, o especialista faz a anamnese, o questionário sobre histórico familiar e a avaliação física em consultório, além de solicitar exames complementares, como hemograma e testes de análises clínicas para verificar a coagulação sanguínea. Depois de fechar o diagnóstico, o profissional vai indicar o tratamento mais adequado para a origem das manchas.
Como tirar roxo da pele
Se a causa do hematoma ou da equimose for conhecida e de baixa gravidade, como uma queda leve ou um acidente doméstico com algum objeto, existem alguns métodos caseiros para contornar os sintomas. Confira:
- Nas primeiras horas, aplicar gelo ou compressas frias no local para diminuir o inchaço e aliviar a dor
- Nos dias seguintes à lesão, as compressas devem ser mornas, para ativar a circulação
- Utilizar medicamentos ou soluções tópicas, como pomadas de heparina e polissulfato de mucopolissacarídeo
- Fazer uso de banhos, géis ou pomadas de plantas medicinais como alecrim, arnica, cânfora e babosa
Se os sintomas persistirem ou aparecerem outros sinais clínicos, é fundamental buscar ajuda médica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MSD Manuals – Formação de hematomas e hemorragia <https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-do-sangue/o-processo-de-coagula%C3%A7%C3%A3o-sangu%C3%ADnea/forma%C3%A7%C3%A3o-de-hematomas-e-hemorragia>
Ministério da Saúde – Pintas e manchas na pele <https://bvsms.saude.gov.br/pintas-e-manchas-na-pele/>
National Library of Medicine – Herbal Treatment for Dermatologic Disorders <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK92761/>
Dermnet – Bleeding and bruising <https://dermnetnz.org/topics/bleeding-and-bruising>
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.