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O que é cultura organizacional?

12 de dezembro de 2024

o que é cultura organizacional

Ao promover um ambiente de trabalho saudável, a culyuta organizacional é essencial para o sucesso das empresas.

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Importância da cultura organizacional

A cultura organizacional é a identidade ou personalidade de uma empresa, pois ela é o conjunto de valores, ações, regras, comportamentos, visões e crenças dos gestores e colaboradores.

Essas organizações, além de valorizar profissionais autônomos e criativos, também são diferenciadas na forma de enxergar o mundo, as pessoas ao seu redor e de entregar valor para o cliente. Esse fator é importante para reforçar a marca de uma instituição, gerando benefícios que permeiam dois espaços: ambiente externo (clientes e mercado) e interno (colaboradores).

Para o cliente, cria-se uma identificação e também admiração, que os levam a fazer mais compras ou fechar mais negócios. Para novos colaboradores, fomenta um senso de pertencimento, desejo de trabalhar naquele local – o que será excelente, principalmente, em áreas aquecidas, que demandam mão de obra qualificada.

O ponto mais importante é o impacto interno (como os colaboradores veem a empresa e o quão motivados e realizados se sentem). A satisfação dos funcionários será responsável, de diferentes formas, pelo crescimento da companhia.

Continue a leitura para saber mais sobre os efeitos dessa priorização dentro das empresas e algumas estratégias para aprimorá-la e promover um ambiente de trabalho ainda mais positivo e eficiente.

Elementos da cultura organizacional

A identidade de uma empresa não surge do nada. A cultura organizacional é composta por diversos elementos que refletem seus valores, crenças e práticas. Conheça os principais:

  • Valores: princípios fundamentais que guiam o comportamento e as decisões dos membros da organização
  • Normas e padrões de comportamento: regras informais que orientam a conduta dos colaboradores no ambiente de trabalho
  • Clima organizacional: percepções e sentimentos dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho, incluindo satisfação, motivação e engajamento
  • Estrutura organizacional: hierarquia, divisão de tarefas e formas de coordenação e controle dentro da empresa
  • Comunicação: estilo de comunicação predominante, canais de comunicação utilizados e abertura para o compartilhamento de informações
  • Símbolos e objetos: elementos visuais, como logotipos, slogans e decorações, que representam a cultura e os valores da organização
  • Tradições e rituais: eventos e práticas recorrentes que reforçam os valores e a identidade da empresa
  • História e narrativas: histórias compartilhadas que destacam eventos importantes na trajetória da empresa e reforçam sua identidade

Quais são os 3 pilares?

A cultura organizacional envolve tudo o que acontece na empresa, reflete fatores decididos pela diretoria e fundadores a partir de um pensamento estratégico e é resultado da definição de 3 pilares que guiam comportamentos e decisões:

Missão

Para definir o primeiro pilar da cultura organizacional, é necessário perguntar: por que existimos? A missão é o propósito de uma empresa e o que, primeiramente, vai orientar as ações dela. Vai muito além de responder o que a entidade faz, para mostrar a essência da organização.

Visão

Mostra onde a empresa deseja chegar. Trata do futuro e das metas a longo prazo que a organização planeja alcançar. Além de um apelo mais prático para a instituição, como ser líder de segmento, também pode incluir objetivos inspiracionais de retorno para a sociedade.

Valores

Se referem aos pontos fundamentais que determinam qual é o comportamento esperado dos colaboradores. São um ponto de partida para as atitudes e decisões da empresa e, normalmente, surgem em forma de lista.

Cultura organizacional e clima

Cultura organizacional e clima organizacional são conceitos frequentemente mencionados no ambiente empresarial, mas é importante compreender suas diferenças.

É simples: a cultura é um conjunto de crenças, ideais e comportamentos que pode influenciar o clima de uma empresa, mas que não garante que ele será seguido, pois se trata do ambiente resultante da vivência dos colaboradores na empresa.

Uma empresa pode afirmar que tem sua cultura elaborada e difundida, mas caso ela não seja aderida, na prática, o clima pode ter características negativas, desmotivadoras e que fujam completamente do que foi traçado pela gestão de Recursos Humanos (RH).

Uma empresa que tem a cultura do aprendizado forte incentiva os colaboradores a buscarem por conhecimento constante. Caso não seja capaz de oferecer um ambiente que estimule esse comportamento, os funcionários não serão capazes de reforçar a cultura, gerando um desalinhamento entre a “teoria” e a “prática”.

Esse desequilíbrio terá efeitos no dia a dia. Dependendo do nível e do contexto, profissionais pouco motivados podem ser mais reativos, entregam menos resultados e geram conflitos com outros colegas.

Enquanto a cultura organizacional representa os valores, crenças e normas compartilhados ao longo do tempo dentro de uma empresa, o clima organizacional refere-se às percepções, atitudes e sentimentos dos colaboradores em relação ao ambiente de trabalho em um determinado momento.

A cultura é mais profunda e estável, representando a identidade da organização, enquanto o clima é mais superficial e fluido, refletindo a atmosfera percebida pelos colaboradores. Ambos os aspectos são essenciais para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

Tipos de cultura organizacional

Os tipos de cultura organizacional variam de acordo com diferentes modelos e teorias. Confira os 4 exemplos mais reconhecidos:

Cultura de papéis

Os papéis e responsabilidades de todos os colaboradores são claramente definidos, seguindo protocolos estabelecidos. Há uma ênfase na estrutura hierárquica e na divisão de trabalho dentro da organização.

Cultura de pessoas

O colaborador é o centro de tudo, independentemente de cargo ou posição na hierarquia. Esse modelo propõe a valorização do funcionário, seu crescimento profissional e a integração das equipes. É a consciência plena de que a empresa só existe devido ao trabalho e dedicação de todos para a conquista dos objetivos do negócio. Ter o colaborador como prioridade tende a motivá-lo, uma vez que se valoriza e estimula o compartilhamento de ideias. Os membros se sentem valorizados, e os talentos são retidos.

Cultura de tarefas

O foco está na eficiência operacional. A organização valoriza a produtividade e o desempenho individual e em equipe. A inovação e a melhoria contínua são frequentemente encorajadas para otimizar processos e alcançar metas.

Cultura de poder

O poder é centralizado em determinadas figuras de autoridade ou grupos dentro da organização. Há uma forte hierarquia, e a tomada de decisão é concentrada em líderes ou em um pequeno grupo de pessoas influentes. O sucesso muitas vezes é medido pelo poder e influência dentro da organização.

O papel do RH na cultura organizacional

Os departamentos, setores ou estúdios de Recursos Humanos (RH) desempenham um papel essencial na manutenção e perpetuação da cultura organizacional. Suas responsabilidades incluem:

  • Recrutamento e seleção de candidatos alinhados com os valores da empresa
  • Integração e treinamento para garantir uma rápida assimilação na cultura organizacional
  • Comunicação interna para manter os colaboradores cientes dos valores e objetivos da empresa
  • Avaliação de desempenho destacando comportamentos alinhados com a cultura
  • Desenvolvimento de programas que promovam a cultura organizacional e a qualidade de vida de todos os colaboradores
  • Resolução de conflitos e gestão de mudanças de forma a preservar e fortalecer a cultura da empresa

Dessa forma, o RH tem uma função determinante na garantia da coesão e alinhamento cultural dentro de qualquer tipo de instituição.

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Escrito por Vale Saúde

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