Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Alimentação

Você sabe por que cortar cebola nos faz chorar?

15 de janeiro de 2023

Por que cortar cebola nos faz chorar e o limão é azedo?

Conheça 4 curiosidades sobre os alimentos que talvez você não saiba.

assinatura vale saúde

O mundo da alimentação é um caso à parte: são cores, sabores e aromas tão diferentes, além de muitas curiosidades. Neste post separamos algumas curiosidades que você talvez não conheça. Confira.

Por que cortar cebola nos faz chorar?

Primeiro vamos combinar que cebola é bom de qualquer jeito, não é verdade? Crua, assada e até frita e servida como aperitivo (mas com moderação, hein!).

A cebola dá aquele tchan especial aos pratos. Mas quando temos que cortá-la é aquele xororô. Isso porque nas células que formam a cebola constam enzimas de alinases e óxido sulfúrico, que são rompidas no corte e em contato com a água presente em nossos olhos formam o ácido sulfínico, que os irrita e, portanto, nos faz chorar (aquela sensação de ardência, sabe?)

Mas, para que você não fique no repeat da música “Chorando se foi…”, seguem 2 dicas poderosas que podem te fazer parar de chorar ao cortar cebola:

  1. Coloque a cebola por cerca de 5 a 10 minutos no congelador antes de começar a cortá-la ou
  2. Corte a cebola em um recipiente com água.

Por que o limão é tão azedo?

Tem quem ama chupar limão e grávidas afirmam de pés juntos o limão alivia a azia, mas por que sempre tão azedo?

O limão tem uma grande quantidade de ácido cítrico e ácido málico, ambos de um sabor bem forte, e baixa quantidade de frutose, o açúcar natural das frutas. Por isso, tão azedo.

Mas, é inegável a importância que o limão tem para a nossa saúde, principalmente por fortalecer o nosso sistema imunológico e por nos proteger de infecções. Só vale um cuidado especial com o consumo da fruta na praia ou em locais de grande exposição ao sol por conta do risco de manchas e queimaduras.

Já sentiu a língua coçar quando você bebe refrigerante?

A reação é comum quando tomamos aquele copão de refrigerante ou água com gás. Isso porque as bolhas das bebidas se misturam com a nossa saliva e acabam liberando gás carbônico, que em contato com a língua causam uma espécie de irritação.

Os receptores presentes na língua enviam mensagens ao nosso cérebro, que entende a reação como cócegas. Quem nunca passou por isso? Só cuidado com a quantidade de refrigerante que você bebe porque eles costumam ter alta concentração de açúcar.

Vontade de comer caju, mas lembrei que ele amarra a boca. Por que, hein?

Caqui e caju, principalmente, quando ainda não estão maduros têm grande quantidade de tanino, uma substância que em contato com a saliva faz com que ela perca seu poder de lubrificação. Por isso, é como se tivéssemos ficado com a boca seca ou até amarrada, como muitos dizem.

Se as frutas já estiverem maduras aí o tanino é absorvido pelo organismo e não sentimos a boca amarrar.
Para mais informações sobre alimentação saudável e a recomendação de um cardápio que atenda às suas necessidades de saúde, conte com os nutricionistas da Vale Saúde.

Acesse o nosso site e veja como é simples fazer a sua assinatura. Assinou e já agendou a sua consulta com nutricionistas, endocrinologistas e mais 58 especialistas médicos.

Limão

Cebola


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil