Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Quais as propriedades medicinais da camomila?

21 de dezembro de 2023

Saiba mais sobre as propriedades da camomila e seus efeitos calmantes.

assinatura vale saúde

Bastante conhecida como planta medicinal, a camomila (Matricaria chamomilla ou Chamomilla recutita) é uma pequena flor com pétalas brancas e centro amarelo, que lembra muito margaridas. Muito utilizada na preparação de infusões para tratar diversas condições, tem um aroma doce e bastante intenso, capaz de perfumar grandes ambientes.

Ela possui substâncias com propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e calmantes que auxiliam no relaxamento e na melhoria da qualidade de sono.

Embora seja mais reconhecida pelo uso de infusões e chás, a camomila também pode ser base de outros tipos de utilizações e produtos. Entre eles, podemos verificar inalações, banhos de assento e compressas.

A partir da planta, também podem ser produzidos óleos essenciais, pomadas, cremes, xampus, condicionadores e loções clareadoras de cabelos, para fins estéticos. No consumo de alimentos, a camomila também pode ser utilizada para temperar pratos, aromatizando doces como bolos e até pratos salgados como carnes brancas e massas.

Todos esses produtos e diferentes tipos de usos têm funções e propriedades específicas dentro da medicina alternativa e complementar (homeopatia e acupuntura são dois exemplos) através da fitoterapia e aromaterapia e possuem diversos benefícios para a saúde. Vamos verificar os benefícios e indicações da camomila a seguir!

Quais os principais benefícios da camomila?

Sua indicação é geralmente realizada por fitoterapeutas, nutrólogos, nutricionistas e médicos especializados que entendam as diferentes funções da planta no organismo.

Veja a seguir 10 benefícios que o consumo da infusão de camomila pode trazer:

  • Alivia sintomas ginecológicos: auxilia na tensão pré-menstrual, aliviando cólicas menstruais e no tratamento de candidíase
  • Controla diabetes: a ingestão ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
  • Diminui problemas do estômago: causa alívio da má digestão, gases, enjoos, cólicas intestinais, gastrite e outras doenças inflamatórias estomacais
  • Hidrata o corpo: ao beber da infusão de camomila, preferencialmente sem açúcar, você hidrata o corpo ingerindo água
  • Melhora o sono: por conta do seu efeito sedativo, a camomila auxilia com problemas de insônia ou dificuldade para dormir, melhorando a qualidade de vida
  • Possui função calmante: reduz ansiedade, depressão e estresse, além ser também um bom relaxante muscular
  • Previne a alguns tipos de câncer: tais como próstata, mamas, tireoide e ovário
  • Promove saúde da pele: além de auxiliar no combate aos radicais livres, também ajuda com queimaduras ou irritações na pele e nos olhos (terçol, inchaços)
  • Protege de doenças infecciosas: atenua efeitos de constipação, gripe, dor de garganta, resfriados ou sinusite
  • Reforça sistema imunológico: evita doenças do coração, neurodegenerativas e dores reumáticas

Lembrando sempre que a administração e o uso da camomila devem sempre ser indicados como acompanhamento terapêutico na busca pela cura dos sintomas e problemas, nunca em substituição de remédios e/ou orientações e indicações médicas.

Quais as contraindicações e efeitos colaterais do uso da camomila?

Embora seja considerada um fitoterápico, nem sempre o uso da camomila pode ser recomendado. É bastante comum que compreendam o uso de infusões e chás como sendo inofensivos, mas é preciso observar casos específicos em que a sua utilização pode ser problemática. A seguir, vamos atentar para situações específicas em que o uso deve ser interrompido ou até mesmo vetado:

  • Abuso da utilização: um dos efeitos colaterais indesejados a partir do abuso da substância são náuseas e irritação na pele e até mesmo alergia.
  • Alergia: embora raro, a planta também pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Se o uso causar sintomas como dificuldade para respirar ou respiração ofegante, suor frio, tontura severa, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, ou coceira intensa, o uso deve ser interrompido e o pronto socorro mais próximo deve ser buscado.
  • Crianças e bebês: a ingestão da camomila não é recomendada para crianças menores de 6 meses e a inalação não é indicada para crianças menores de 6 anos. Crianças com mais de 1 ano já podem ingerir até 100 ml/dia da bebida sem açúcar e o uso tópico só é indicado para crianças acima de 12 anos de idade.
  • Gravidez e amamentação: desde que seja indicado pelo médico, a camomila comum pode ser usada durante a gravidez e amamentação. O uso da camomila-romana deve ser evitado, porque ainda não existem estudos que comprovem a segurança deste tipo de camomila durante esta fase.
  • Pessoas com problemas na coagulação de sangue: caso seja realizado tratamento com anticoagulantes como varfarina ou heparina, o uso deve ser descontinuado pois pode aumentar o risco de sangramentos ou hemorragias. Em casos de cirurgia, o uso da camomila deve ser interrompido 2 semanas antes e após a cirurgia.

Como fazer e tomar infusões ou chás de camomila?

Existe uma diferença entre os conceitos de infusão e chá de qualquer tipo de planta medicinal. Na infusão serve-se apenas uma única erva pura com água quente, apenas. Já no chá, trata-se de uma mistura e combinação com outras ervas (como a melissa ou erva cidreira, por exemplo) para se ter um efeito único.

Embora o uso de sachês – que podem ser encontrados para venda em supermercados – seja o mais prático, a forma mais benéfica de consumir o chá de camomila é por meio das suas flores secas, que pode ser adquirida em lojas especializadas, para que o produto seja de qualidade e não tenha o risco de contaminações.

No Brasil, por ser um país de clima predominantemente tropical, não é comum nos grandes centros o costume de apreciar chás e infusões. Mas é um hábito que vale a pena ser testado e cultivado principalmente durante o inverno e os períodos mais frios do ano. O modo de preparo mais comum é:

  • Adicionar duas colheres (chá) de flores secas de camomila
  • 250 ml de água
  • Deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber

Diferentemente do café, que é tomado rapidamente e em qualquer lugar, a infusão ou chá deve ser tomado sem pressa, aos poucos, com um pouco mais de tempo, um consumo mais lento mesmo. Não há uma regra definida para beber o chá de camomila, mas, devido ao seu efeito levemente sedativo e que promove o sono, é interessante que ele seja consumido mais próximo ao horário de dormir.

Encontre a ajuda necessária na Vale Saúde

A Vale Saúde foi feita para cuidar da sua saúde. Ao assinar, você tem acesso a mais de 70 especialidades, incluindo nutrição.

Além disso, também é possível fazer coletas de laboratório e agendar exames de imagem, sem filas e de uma maneira muito mais prática.

Saiba mais sobre as assinaturas da Vale Saúde e comece a tratar de si mesmo!

chá de camomila


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Saúde V

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil