Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Saúde e Bem-estar

Queimação no estômago: 5 causas frequentes e como aliviar

21 de janeiro de 2025

Homem com sensação de queimação no estômago por refluxo em fundo cinza

Desconforto na região estomacal, que pode irradiar para a garganta e o peito, é bastante comum.

assinatura vale saúde

O que é queimação no estômago e como ela consegue impactar a sua vida?

Desconforto no estômago, gosto amargo ou ácido na boca, arrotos, inchaço na barriga… esses são alguns dos sintomas que acompanham a queimação no  , também chamada de azia ou pirose.

O problema, apesar de desagradável, é muito comum entre a população brasileira. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 20 milhões de brasileiros sofrem com azia.

Além disso, de acordo com um levantamento feito pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), quase metade dos brasileiros apresentam algum sintoma de má digestão, sendo que a azia foi citada por 48% dos entrevistados.

A sensação de ardência, que geralmente é sentida na boca do estômago, mas que também surgem nas regiões da garganta e do peito, é causada pelo refluxo do ácido gástrico para o esôfago. Frequentemente, o problema está relacionado a outras doenças digestivas, que falaremos mais ao decorrer do conteúdo.

Pessoas com o problema convivem com desconforto constante, dificuldade para dormir, diminuição da produtividade ao longo do dia e podem enfrentar outras condições mais graves, como úlceras e até mesmo   de esôfago.

Por isso, a seguir, vamos dar dicas para você aliviar a queimação no estômago em casa. Confira!

5 causas frequentes para a sensação de queimação no estômago

1. Refluxo gastroesofágico

Segundo dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBC), 25 milhões de brasileiros sofrem com refluxo gastroesofágico.

Trata-se de uma condição em que o ácido do estômago sobe para o esôfago devido a um mau funcionamento do esfíncter esofágico inferior (um anel muscular que se localiza na junção do esôfago com o estômago), causando a sensação de queimação.

2. Gastrite

A gastrite é uma inflamação da   do estômago, frequentemente causada por infecção pela bactéria Helicobacter pylori, uso excessivo de anti-inflamatórios como a   ou consumo abusivo de álcool.

3. Úlcera gástrica

São feridas na mucosa do estômago ou duodeno (primeira parte do intestino delgado), capazes de provocar dor e queimação, especialmente em jejum ou logo após as refeições.

4. Estresse e ansiedade

Fatores emocionais são capazes de aumentar a produção de ácido no estômago, desencadeando desconfortos gástricos, como a azia.

5. Alimentação

Consumir alimentos gordurosos, ácidos, com cafeína ou álcool e ter refeições volumosas são hábitos passíveis de irritar o estômago e provocar queimação.

Bônus: outros fatores para ficar de olho

Outros problemas conseguem causar azia, como:

Quando o sintoma é preocupante?

Embora seja bastante comum, é necessário ter atenção com a queimação no estômago, especialmente se:

  • A frequência for maior que 2 vezes por semana
  • A dor for intensa ou irradiar para o peito, costas ou braço esquerdo
  • Houver dificuldade ou dor ao engolir
  • Tiver vômitos frequentes ou com sangue
  • Ocorrer perda de peso inexplicada
  • Evacuar fezes escuras ou com sangue
  • Houver sensação de satisfação precoce ou falta de apetite
  • A queimação durante a noite for capaz interromper o sono

É importante não ignorar sintomas persistentes. Nessas situações, é recomendado é procurar auxílio médico o quanto antes para que o problema não evolua para um quadro mais grave.

Qual especialista trata a queimação no estômago?

O especialista responsável por tratar a queimação no estômago é o gastroenterologista. Para diagnosticar a causa do sintoma, o médico costuma solicitar uma série de exames, como:

  • Endoscopia: exame mais comum e detalhado para avaliar o esôfago, estômago e duodeno
  • pHmetria esofágica: mede o nível de acidez no esôfago ao longo de 24 horas para confirmar a presença de refluxo ácido
  • Manometria esofágica: avalia a função do esfíncter esofágico inferior e os movimentos do esôfago
  • Exames para detectar Helicobacter pylori: testes de sangue, fezes ou respiratórios
  • Tomografia computadorizada ou ultrassonografia abdominal: em casos mais complexos, são solicitados para descartar outras condições ou avaliar possíveis complicações
  • Biópsia: durante a endoscopia, podem ser coletados fragmentos de tecido para análise, caso haja suspeita de infecção ou lesão mais grave

Dicas para aliviar queimação no estômago em casa

Sofrer com azia é sempre desagradável. Mas a boa notícia é que algumas dicas conseguem ajudar no alívio desse problema em casa. Confira:

  • Evite deitar-se após as refeições: aguarde pelo menos 2 horas antes de deitar-se para evitar o refluxo ácido
  • Coma em pequenas porções: faça refeições menores e mais frequentes ao longo do dia
  • Evite alimentos que irritam o estômago: reduza o consumo de alimentos gordurosos, ácidos e picantes, além de frituras, chocolate, cafeína, refrigerantes e álcool
  • Eleve a cabeceira da cama: durma com a parte superior do corpo levemente erguida
  • Mastigue bem os alimentos: coma devagar e mastigue bem para facilitar a digestão
  • Hidrate-se: beber água em pequenos goles pode ajudar a aliviar a sensação de queimação
  • Consuma alimentos calmantes: experimente alimentos que ajudam a reduzir a acidez, como bananas, maçãs, aveia e vegetais cozidos
  • Evite roupas apertadas: roupas que pressionam o abdômen são capazes de agravar o refluxo ácido
  • Gerencie o estresse: pratique técnicas de relaxamento, como respiração profunda, meditação ou yoga
  • Utilize antiácidos: medicamentos simples, como antiácidos, são capazes de proporcionar bem-estar instantâneo

É importante pontuar que nenhuma dica substitui a ida ao médico. Essas recomendações geram, muitas vezes, alívio imediato, porém momentâneo para o problema.

Por isso, ao sentir queimação no estômago, o aconselhável é marcar uma consulta com um gastroenterologista perto de você para realizar exames e ter um diagnóstico certo e conseguir o tratamento adequado para cada situação.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Federação Brasileira de Gastroenterologia – Gastrite: queimação e dor abdominal são sinais que merecem atenção <https://campanhas.fbg.org.br/fbg-publico/gastrite-queimacao-e-dor-abdominal-sao-sinais-que-merecem-atencao/>

Cleveland Clinic – Heartburn <https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/9617-heartburn-overview>

Harvard Health Publishing – Herbal remedies for heartburn <https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/herbal-remedies-for-heartburn>

Johns Hopkins Medicine – GERD Diet: Foods That Help with Acid Reflux (Heartburn) <https://www.hopkinsmedicine.org/health/wellness-and-prevention/gerd-diet-foods-that-help-with-acid-reflux-heartburn>

Houston Methodist – Home Remedies for Heartburn: 8 Ways to Get Rid of Acid Reflux <https://www.houstonmethodist.org/blog/articles/2021/dec/home-remedies-for-heartburn-10-ways-to-get-rid-of-acid-reflux/>

Healthline – Home Remedies for Heartburn <https://www.healthline.com/health/gerd/heartburn-relief>

Queimação no estômago

vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda
Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil