Dicas e Curiosidades
Será que teste de gravidez de farmácia é confiável?
15 de janeiro de 2023
Uma pergunta muito frequente é se o teste de gravidez de farmácia é realmente confiável.
Cientificamente falando, existem apenas dois testes de gravidez que realmente funcionam e apontam resultado com precisão: o de farmácia e o laboratorial de sangue.
Testes caseiros e muito famosos na internet e no “boca a boca” popular, e que envolvem refrigerantes, pasta de dente, cloro e água sanitária não são precisos e podem até ser perigosos para a saúde da mulher.
Por isso, para esclarecer todas as dúvidas e garantir que você não obtenha resultados falsos – e mantenha sua saúde em dia –, iremos falar mais a respeito dos testes de farmácia, compará-los com o teste de sangue e deixar bem claro por que você não deve fazer testes caseiros. Vamos conferir?
Com quantos dias posso fazer o teste de farmácia?
A maioria dos fabricantes de teste de gravidez de farmácia apontam mais de 99% de precisão nos resultados de seus produtos. Mas isso é verdade?
Embora haja um receio de obter um resultado falso no teste de farmácia, a realidade é que, se feito na data correta, o resultado vai ser bastante confiável.
O teste de gravidez de farmácia mede a presença do hormônio hCG na urina da mulher. Esse hormônio só é produzido quando a mulher está grávida e os índices aumentam ao longo das semanas de gravidez.
Dessa forma, o teste pode ser feito logo após o primeiro dia de atraso da menstruação. Se a testagem for realizada antes do atraso, o resultado pode ser um falso negativo, porque os índices de hCG não estarão altos o suficiente para serem detectados.
Se você realizou o teste no primeiro dia de atraso menstrual e o resultado foi negativo, mas continua com a menstruação atrasada, então o melhor a se fazer é refazer o teste dentro de 3 a 5 dias, quando os níveis de hCG já estarão bem mais altos.
O que são testes de farmácia antecipados?
Hoje em dia, existem alguns testes de farmácia chamados de “antecipados”. Eles prometem ter precisão de acerto em até 6 dias antes do atraso menstrual.
Entretanto, é preciso ter atenção, porque a precisão desse tipo de teste pode não ser das melhores. Se o resultado for negativo, o ideal é esperar o atraso para então fazer o teste normalmente e ter um resultado mais confiável.
Teste de farmácia positivo: há chances de ser um resultado falso?
Geralmente, falsos negativos acontecem com mais frequência do que falsos positivos quando o assunto são testes de gravidez de farmácia.
Entretanto, mesmo que raramente, um falso positivo pode acontecer se o teste não for feito corretamente (por isso é importante ler com atenção as recomendações do fabricante), se ele estiver fora da validade (olhe sempre o prazo do produto antes de comprá-lo) ou quando há o caso da chamada gravidez química.
A gravidez química acontece quando o óvulo chega a ser fecundado, mas não consegue se implementar dentro do útero e não se desenvolve. Nesse caso, o corpo da mulher até começa a produzir o hCG para levar a gravidez adiante e é nesse momento que o falso positivo acontece.
Como a gravidez não se mantém, um novo teste após alguns dias provavelmente marcará negativo.
Mulheres que fazem tratamento de infertilidade com hCG ou possuem tumores que conseguem produzir esse hormônio também podem ter falsos positivos. Entretanto, o resultado equivocado irá acontecer tanto no teste de farmácia quanto no exame de sangue.
Qual a diferença para o teste de gravidez de farmácia para o exame de sangue?
Os dois testes detectam a presença de hCG no organismo. A diferença é que o exame de sangue (chamado de beta hCG) mede os níveis do hormônio no sangue da mulher.
Outra diferença entre os dois tipos de teste é que o beta hCG é mais preciso e pode ser feito antes do atraso menstrual, garantindo um resultado de maior confiança em menos tempo.
Após o teste de farmácia positivo, o indicado é marcar uma consulta médica com um ginecologista. O médico irá solicitar um exame de sangue para confirmar de fato a gravidez e, então, seguir com os próximos cuidados e orientações.
Como identificar o resultado no seu teste de gravidez de farmácia?
Após seguir os procedimentos indicados na embalagem para realizar o teste e esperar o tempo determinado pelo fabricante, você poderá ter alguns símbolos, a depender da marca escolhida. Eles significam:
- Duas riscas ou “+”: resultado positivo, confirmando a gravidez.
- Uma risca ou “-”: resultado negativo, confirmando que não há gravidez.
Teste de gravidez caseiro: por que não é recomendado?
É importante sempre ressaltarmos que só há dois tipos de testes que realmente atestam a gravidez: o teste de farmácia (urina) e o exame de sangue beta hCG.
Há vários testes caseiros que são disseminados pelas pessoas mais velhas e, atualmente, pela internet. Mas eles são totalmente imprecisos e raramente oferecem um resultado confiável.
Dessa forma, o melhor a fazer é ir direto comprar um teste de farmácia ou agendar um exame de sangue, porque você precisará fazer isso de qualquer maneira.
Além disso, alguns testes caseiros podem ser perigosos. O teste da água sanitária, chamado de lixívia, é um deles.
A reação causada pelo encontro das substâncias presentes na água sanitária com as substâncias da urina (ureia e amônia, por exemplo), gera um gás tóxico, com um odor extremamente desagradável que pode causar tosse, náusea, falta de ar e irritação nos olhos, nariz e garganta.
Por isso, se você suspeita que está grávida, não se coloque em risco. Vá até a farmácia mais próxima e encontre o melhor teste de gravidez para você, lembrando que os preços são variados e várias marcas possuem produtos acessíveis.
Encontre ajuda na Vale Saúde
Na Vale Saúde, você tem à disposição ginecologistas capacitados que irão te ajudar em caso de dúvidas, suspeita ou confirmação de gravidez.
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.