Vale Saúde - Logomarca

Saúde V


Dicas e Curiosidades

Você sabe qual é a diferenças das receitas médicas?

10 de março de 2023

você sabe o que é um check-up médico

Ter uma receita médica é fundamental para adquirir alguns tipos de remédios

assinatura vale saúde

Você já chegou em uma farmácia para comprar um remédio e descobriu que a compra só poderia ser realizada mediante a apresentação da receita médica?

Ou até uma vez com a receita em mãos, o farmacêutico pediu seus dados, como nome, endereço e telefone, anotou tudo e ainda ficou com uma via da receita?

Pensando em esclarecer estas e outras dúvidas relacionadas às receitas médicas, preparamos um artigo especial para explicar quais são os tipos e as diferenças entre as receitas médicas.

Mas, antes vamos entender o que é uma receita médica. Confira.

O que é uma receita médica?

Receita médica ou prescrição médica é um documento (em papel ou digital) onde constam orientações claras, ao paciente e ao farmacêutico, sobre o uso de determinada medicação.

Geralmente, as receitas são entregues aos pacientes pelos médicos ou enfermeiros após uma consulta e diagnóstico da situação do paciente.

As receitas médicas podem ser produzidas por médicos, dentistas e veterinários, seguindo as orientações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – instituição responsável por estabelecer as regras em relação à compra e venda de medicamentos no Brasil.

Existem 4 tipos de receitas médicas que poderão ser fornecidas pelos médicos e o que as difere são os medicamentos recomendados e suas cores, que facilmente poderão ser identificadas pelos farmacêuticos no momento da compra dos remédios.

Quais são os tipos de receitas médicas?

Receita médica branca simples

As receitas médicas brancas simples são os tipos mais comuns e apontam os remédios indicados pelos médicos. Não precisam ficar retidas nas farmácias.

Receita médica branca especial

Nas receitas médicas brancas especiais constam indicações de remédios de uso controlado, como antibióticos, por exemplo. São necessárias duas vias, uma que será entregue ao paciente e a outra nas farmácias, e geralmente essas receitas têm validade de 30 dias após a sua emissão, uma forma de garantir a quantidade exata de medicação a ser utilizada pelo paciente durante este período.

Receita médica azul

As receitas médicas azuis são utilizadas quando os médicos indicam o uso de tranquilizantes ou antidepressivos, por exemplo. Cada receita pode conter a indicação de apenas um tipo de medicamento e a quantidade necessária para consumo durante 30 dias, mesmo período de validade do documento.

Receitas azuis têm ainda numeração controlada e devem ser acompanhadas por uma receita branca – a via azul fica na farmácia e a via branca fica com o paciente. Neste tipo de receita, os farmacêuticos indicam também os dados do paciente, como nome, endereço e telefone, além de informações da farmácia onde a compra está sendo realizada.

Receita médica amarela

Nas receitas médicas amarelas constam a recomendação para a compra de medicamentos controlados, como entorpecentes e alguns psicotrópicos. As receitas amarelas devem ter também a prescrição de apenas um medicamento e a quantidade necessária para o tratamento de 30 dias, mesmo período de validade da receita.

Importante: caso o médico prescreva medicamentos em receita amarela, elas devem ser acompanhadas de uma notificação que será enviada à Anvisa pela farmácia onde o medicamento será comprado. Nesta notificação devem constar:

  • Dados do médico (nome completo, número de inscrição no conselho regional de medicina (CRM) e sigla do estado em que ele estiver inscrito);
  • Dados do paciente (nome e endereço completo);
  • Código numérico fornecido pela autoridade sanitária dos estados, munícipios e Distrito Federal;
  • Nome do medicamento e sua forma farmacêutica;
  • Dose, quantidade e concentração recomendada do medicamento;
  • Símbolo indicativo de riscos;
  • Data de emissão da receita e assinatura do médico que a prescreve;
  • Dados do fornecedor (nome da farmácia, endereço, telefone, data e nome do responsável pela venda do medicamento);
  • Identificação da gráfica responsável pela impressão da receita (nome, endereço e CNPJ em cada folha, as quais devem estar numeradas de acordo com instruções da vigilância sanitária local).

Agora que você já sabe quais são os tipos e as diferenças entre as receitas médicas, vale lembrá-lo que a Vale Saúde é um serviço de cuidados médicos que não somente dispõe de médicos e enfermeiros à disposição para esclarecer suas dúvidas ou passar orientações para a sua saúde. Nossos profissionais também poderão conceder as receitas médicas necessárias de acordo com a análise do seu caso em particular.

São mais de 60 especialidades médicas entre clínicos gerais, pediatras, cardiologistas, psicólogos, ginecologistas, urologistas e muito mais, à disposição, sempre que você precisar. Consultas online ou presenciais.

Receitas Médicas


vale saúde sempre assinatura post

Escrito por Vale Saúde

A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.

Tire suas dúvidas sobre a Vale Saúde na nossa central de ajuda

Vale Saúde - Logomarca
Vivo - Logomarca

A Vale Saúde é uma assinatura e não um plano de saúde.

*Valores de referência em SP Capital, podem variar dependendo do prestador e região do país, mas o preço exato será informado na solicitação de orçamento e agendamento. Os serviços de saúde são de inteira responsabilidade dos prestadores, sendo a Vale Saúde apenas meio de pagamento e plataforma que conecta o usuário com a rede credenciada. Valores sujeitos a alteração sem aviso prévio.

Copyright © 2022-2023 Vale Saúde. Todos os direitos reservados. CNPJ: 14.336.330/0001-67 | Av. Engenheiro Luis Carlos Berrini, 1.376 - Cidade Monções 04.571-936 – São Paulo/SP – Brasil