Saúde e Bem-estar
Endometriose: o que é a doença que afeta a cantora Anitta
17 de março de 2023
A endometriose atinge atualmente de 10% a 15% das brasileiras com idades entre 25 a 35 anos
A cantora Anitta revelou recentemente que recebeu o diagnóstico de endometriose. Em um post no Twitter, ela escreveu o seguinte:
“Pesquisem, galera. A endometriose é muito comum entre as mulheres. Tem vários efeitos colaterais, em cada corpo de um jeito. Existem vários tratamentos. O meu terá que ser cirurgia”.
Mas, afinal, que doença é essa que está provocando dores na cantora e que, pelo menos por alguns dias vai deixá-la longe dos palcos? Quais são os sintomas da endometriose? Existe tratamento ou todas as mulheres terão que passar por uma cirurgia como a cantora Anitta?
Acompanhe o artigo e saiba tudo sobre a endometriose, doença que afeta pelo menos 1 em cada 10 mulheres brasileiras, segundo dados do Ministério da Saúde.
Mas, afinal o que é endometriose?
A endometriose é uma doença inflamatória causada pelas células do endométrio – tecido interno do útero, que começam a se multiplicar fora dele, como nos ovários ou na cavidade abdominal.
O Ministério da Saúde estima que a endometriose atinja atualmente de 10% a 15% das brasileiras com idades entre 25 a 35 anos, caso da cantora Anitta que tem 29 anos, mas também existem casos de mulheres que após a menopausa apresentam a doença.
A Associação Brasileira da Endometriose indica que mais de 30% dos casos de endometriose levam à infertilidade – dificuldade de uma mulher conseguir engravidar no período de um ano mesmo tendo relações sexuais constantes e sem fazer o uso de métodos contraceptivos, como camisinha, por exemplo.
Mas se você está lendo este texto e já ficou assustada, mantenha a calma e continue a leitura, pois os médicos garantem que uma mulher com endometriose pode sim engravidar espontaneamente e até levar a gravidez até o fim sem transtornos.
E quais são as causas da endometriose? É possível preveni-la?
A endometriose é uma doença causada por uma série de fatores, como os genéticos, hormonais, imunológicos e até a nossa rotina.
Fica o alerta para as mulheres que já têm histórico familiar, pois a chance de ter a endometriose é entre 5 a 7 vezes maior. Por isso, se você está lendo este texto e sua mãe, avó ou irmã tenham endometriose confirmada, é válido procurar um ginecologista e fazer um acompanhamento. Mesmo que seja para garantir que está tudo bem com você.
Com relação ao fator hormonal, o estrogênio – um dos principais hormônios sexuais femininos – também pode influenciar a endometriose.
E é válido também repensar o estilo de vida já que poucas horas de sono, baixo consumo de frutas, verduras e legumes, como também o estresse e o cigarro podem provocar a endometriose.
Fique atenta aos sintomas!
Os sintomas da endometriose são bem variados, mas o maior alerta surge com as cólicas menstruais fortes e que muitas vezes chegam a impedir a mulher de exercer suas atividades diárias, como ir à escola ou ao trabalho.
Pra ficar mais claro, sabe aquela cólica que nem o uso de remédios e/ou a bolsinha térmica quente te ajudam a melhorar? Pois bem, ela pode ser um forte indício de que você precisa procurar um ginecologista e fazer exames.
Mas, além das cólicas fortes existem também outros sintomas, como:
- Dor durante ou após a relação sexual
- Alterações intestinais durante o período menstrual, como diarreia, sangue nas fezes e até dor para evacuar
- Infertilidade
- Alterações urinárias durante a menstruação
- Dor pélvica (na região inferior ao ventre e que abriga órgãos como a bexiga, o intestino, o útero e os ovários)
- Alterações no fluxo menstrual
Qual é o médico que poderá fazer o diagnóstico?
O ginecologista poderá fazer uma avaliação considerando o relato da paciente e um exame físico ginecológico.
Além disso, o ginecologista poderá solicitar exames complementares como a ressonância magnética e o ultrassom transvaginal.
Ainda assim, estudos mostram que o intervalo entre a mulher entender os sintomas e descobrir a endometriose giram entre 7 a 10 anos, como o caso da cantora Anitta que levou 10 anos para descobrir a doença.
Por isso, lembre-se sempre: cólicas fortes não são normais e não tenha medo de procurar um médico. Outro ponto super importante é realizar o check-up ginecológico pelo menos 1 vez por ano.
Com o acompanhamento do médico, vocês poderão decidir juntos qual é a opção mais adequada para o seu caso e, assim, até tentar evitar uma cirurgia, como aconteceu com a cantora Anitta.
Então existe tratamento?
Sim, os tratamentos variam bastante, desde mudanças no estilo de vida – alimentação balanceada, boas noites de sono e controle do estresse com terapia, por exemplo – até o uso de anticoncepcionais e medicamentos hormonais para controle do estrogênio.
Em situações mais críticas, o médico poderá recomendar a cirurgia como aconteceu com a cantora Anitta.
Agora que você já sabe tudo sobre a endometriose, não deixe para amanhã o que pode fazer hoje. Conte com os ginecologistas da Vale Saúde para avaliar a sua saúde, solicitar exames ginecológicos, como o ultrassom transvaginal, Papanicolau e mamografia.
A prevenção de doenças como a endometriose começa pelo ato de se cuidar. Com a Vale Saúde tem mais uma vantagem: todos esses exames têm descontos exclusivos.
Escrito por Vale Saúde
A Vale Saúde é uma marca Vivo e oferece serviço de assinaturas com descontos e preços acessíveis para você cuidar melhor da sua saúde.